* Disciplina e Série:
Língua Portuguesa - 6º ano.
* Tema Central:
"O uso do M antes de P e B".
* Apoio:
Livro "Gramática reflexiva", Palavras cruzadas, texto "o Baú de Brinquedo", Caça palavras " Procurando o M", Exercícios "Ortografando o MP e o MB" e de olho na ortografia.
*Justificativa:
Levar ao Aluno a identificar e a utilizar de forma correta a Letra M como antecessora de P e B na Língua Portuguesa.
*Objetivos Gerais e específicos:
Objetivos Gerais: Fazer com que os alunos aprendam a usar e a identificar o modo correto da escrita das palavras que devem ter o M como antecessor do P e B.
Objetivo Específico :
Construir uma escrita ortográfica.
*Enfoque Pedagógico:
Teoria Construtivista
“Corrente pedagógica que afirma que o conhecimento de todas as coisas é um processo mental do indivíduo, que se desenvolve de acordo com a interação com o entorno.”
*Recursos Tecnológicos:
Computador
*Etapas e suas Estratégias de Realização:
· Etapa I – Ler um pequeno texto sugerido e nele identificar palavras escritas por M antes de P e B. Em seguida separar as palavras escritas com MP e MB em seus respectivos lugares.
· Etapa II – Exercícios de Ortografia
Etapa III – Formar Duplas com alunos. Distribuir jornais e revistas para fazer recortes com palavras com M antes de P e B. Os recortes serão colados em cartazes que serão fixados no mural da sala.
Etapa IV – Teste
Etapa III – Formar Duplas com alunos. Distribuir jornais e revistas para fazer recortes com palavras com M antes de P e B. Os recortes serão colados em cartazes que serão fixados no mural da sala.
Etapa IV – Teste
*Definição de Papéis:
O aluno fará exercícios específicos de ortografia e leitura de textos relacionados com palavras escritas com M antes do P e B, e terá que reconhecer através do texto as palavras escritas com m antes do P e B.
O Papel do professor será de orientar as atividades.
*Sites e Bibliografia de Apoio:
Vídeo: Xuxa só para baixinhos 8 “10b Regra do M antes do P e B” HTTP://www.youtube.com/watch?v=uOkHceM76XQ
Livro: Gramática Reflexiva - Português - 6º Ano/5ª Série do Ensino Fundamental – Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.
*Coleta de Dados e Seleção de Materiais:
Texto – O Baú de Brinquedos.
Vídeo - Xuxa só para baixinhos 8 “10b Regra do M antes do P e B”
Livro – Ortografia Reflexiva.
Revistas e Jornais.
* Programação Visual:
Data Show.
* Meios para Execução:
Computador.
* Avaliação:
OS alunos serão avaliados através de participação em sala, exercícios e testes.
*Cronograma:
06/10 (1ª aula- 50 min)
Introdução da matéria (conhecimento prévio dos alunos).
Trabalhar com textos que contenham palavras com M antes de P e B e exercícios. Texto o "Baú de Brinquedos", ortografia, ditado e exercícios.
Apresentação de um pequeno vídeo da Xuxa só para baixinhos 8 “10b Regra do M antes do P e B” mais conteúdo do Livro – Ortografia Reflexiva.
08/10 (2ª aula – 50 min)
Formar duplas em sala, distribuir jornais e revistas para que os alunos façam recortes de palavras que contenham M antes de P e B, para confeccionar cartazes para exposição em sala.
13/10 (3ª aula – 50 min)
Teste
Este trabalho foi desenvolvido para avaliação em aula de Informática na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário